bondade.

“Me leva pra longe daqui.”, ela pediu. Nada mais justo, mas ele ainda queria ficar. Apesar de tudo.

O risco de permitir-se à bondade é ter que escolher sempre a quem você vai favorecer. Nada é mais ingrato do que o esforço pelo chamado bem comum. Reflita você sobre a relação do povo com o Estado. Ou melhor, pense no destino dos que tentam ser herois.

Como não há nada mais ingrato do que um ex-amor e nem nada mais urgente do que um amor vivo, ele se foi. Mas antes, fez questão de olhar com piedade para aqueles que lhes pagaram o bem com o mal. Entenda: piedade não é misericórdia.

Dos que ficaram, poucos se impressionaram, pois estavam a bravejar, perdidos em rancor.

Apenas um deles entendeu, afinal, o que se passava. E chorou.

Uma senhora, alheia a tudo, quis consolá-lo. Como não tinha um lenço que fosse, ela ofereceu a barra de sua blusa e ele aceitou.

“Bondade sua…”, murmurou ele.

Sobre bic azul

Uma caneta pode escrever qualquer coisa, boa ou ruim. Normalmente, ninguém liga muito se ela funciona. Mas, quando ela falha...
Esse post foi publicado em Contos Absurdos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para bondade.

  1. Fânny disse:

    Como sempre… PERFEITOO ! … mais que perfeito … REAL !!!
    Adorooo !

  2. thahy disse:

    vc demora, mas qdo vem…

  3. (marta) disse:

    lindo.
    quase tangível.
    adorei

  4. Marcela Ortolan disse:

    “Se ao menos pudéssemos prestar favores um ao outro. Mas nem havia oportunidade, nem acreditávamos em provas de uma amizade que delas não precisava. O mais que podíamos fazer era o que fazíamos: saber que éramos amigos. (…) Porque então já tínhamos caído na facilidade de prestar favores.” Uma amizade sincera, Clarice Lispector.

    enquanto lia me veio a lembrança esse trecho do texto da Clarice.
    Piedade não é misericordia. Troca de favores não é amizade.

    Um grande abraço

  5. Dai onde vem o clichê, ninguém é totalmente bom ou totalmente mal.
    Gostei muito do texto, muito bem retratado, de todo real.
    ;**

  6. Lia Drumond disse:

    É… maomenos… Pra tanto tempo esperava mais, tipo um livro ou coisa que o valha. Bjs, vagal…

  7. Gus disse:

    Meu amigo Hipólito!
    Espero que não esteja bravo com meu sumiço. Ainda não esqueci de ti e ainda tenho latente em minha cabeça nossos trabalhos.

    Isso acontece, vez ou outra, eu sumo. Mas eu sumo quando tenho que fazer algo que não concordo da minha vida, é impossível pra mim sustentar uma situação e uma identidade que não gosto perante os amigos. Pois bem, nos últimos 6 meses do ano passado tive que fazer um trabalho que me consumiu demais com relação a tempo… e com relação a minha cabeça mesmo. Não gostava do trabalho mas não podia deixá-lo, pois precisava da grana.

    Mas graças a esses mistérios aí da vida, consegui no começo desse ano a oportunidade de ilustrar uma coleção de livros. E tudo caminha para que mais coleções apareçam. O legal das coleções é que me consomem muito por 2 meses, mas me deixam tranquilo por uns 10.

    Estou voltando, cara, estou voltando. Vi que você me ligou. Dia 20 termino os livros e quero engatar com você uma nova história. Uma nova proposta, um novo site, pensarmos mesmo como começar a coisa do jeito certo, mas sobretudo, começar. Como todo trabalho na vida, apesar das coisas ruins que passei, o trampo do ano passado me deu uma percepção maior do que precisamos pra fazer nosso trampo rodar e rolar.

    Me ligue quando puder ou me escreva… depois do dia 20, voltamos aos quadrinhos e o que mais tivermos idéias! Independência, até que enfim.

    Abraço!
    Gus

  8. mary Olívia disse:

    Ir pra bem longe, tudo que eu queria….

Deixe uma resposta

